segunda-feira, 22 de março de 2021

        22 de março, Dia Mundial da Poesia.

               Algumas sugestões de leitura:

Este primeiro volume da Obra Poética de António Ramos Rosa reúne os poemas publicados em livro ou folheto entre 1958 e 1987.





«Que lugar? Sobes o lance de escadas próximo. Frio. E ao cimo das escadas deparas-te com o estreito corredor que dá para uma sala onde a luz explode através das portadas abertas de par em par. Essa luz intensa, essa luz deflagrante é já uma promessa de cegueira, o casulo onde a noite se esconde».







Esta edição da Mensagem procura restituir o texto à sua pureza inicial, tal como foi pensado por Fernando Pessoa.




A presente edição agrupa num único tomo a obra poética da autora.
Livro recomendado para o Ensino Secundário.





A eloquência de António Cabrita faz-se de uma constante impertinência. É rotunda a perturbação que certa coloquialidade bruta, não polida, acarreta ao luxo do pensamento, à extensão vocabular e ao inesperado da imaginação.





A ação central da obra é a viagem de Vasco da Gama para a Índia. Dela se serve o poeta para nos oferecer a visão épica de toda a História de Portugal até à sua época, ora sendo ele o narrador, ora transferindo essa tarefa para figuras da viagem.







Mais do que a experiência de um confinamento entre quatro paredes, em Dias e Dias, Adília Lopes constrói um diálogo entre as memórias, presentes e passadas, dos objetos, das divisões da casa e as ruas, as flores e os edifícios que povoam estas páginas de reflexão.






Neste livro encontra-se um dos universos poéticos mais estimulantes e complexos de toda a literatura portuguesa. A multiplicidade de influências que nele se cruzam não impede a sua afirmação como momento inaugural de um discurso poético de rutura, já verdadeiramente moderno.



quarta-feira, 17 de março de 2021


 

Trata-se da história de um homem que nasceu com coração de poeta, mas que no decorrer de quarenta anos de vida, apesar de todos os esforços, nunca foi capaz de escrever um único poema. A sua sensibilidade para observar o mundo, aliada à incapacidade de escrever sobre o que vê e sente, levam-no a desenvolver uma inusitada obsessão por palavras……


 

A Mãe diz que eu devia querer uma coisa de menina. Diz que sou uma menina e que tenho de querer coisas de menina, senão os rapazes não gostam de mim. Já reparaste como são estúpidos os brinquedos das raparigas?





Era uma vez um livro que teve o seu tempo, que esteve na moda, que passou de mão em mão, que teve leitores apaixonados e depois acabou na prateleira do esquecimento e da solidão; alimenta apenas um sonho: o de voltar a ser lido, que é uma forma de ser amado.


 


Para contar a vida íntima de alguém é necessário compreender detalhes simples em que geralmente não reparamos. Laura é uma galinha quase vulgar, não fosse o jeito especial como a sua história é contada. É casada com Luís, um galo vaidoso que gosta muito dela. Aprender a observar é quase contar uma história.

segunda-feira, 15 de março de 2021

 



14º Concurso Nacional de Leitura

Os livros selecionados para a fase intermunicipal são:
1.º Ciclo do Ensino Básico: A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector – Relógio D'Água;
2.º Ciclo do Ensino Básico: O livro que só queria ser lido, de José Jorge Letria – Texto Editores;
3.º Ciclo do Ensino Básico: Vanessa vai à luta, de Luísa Costa Gomes – Porto Editora;
Ensino secundário: A vida de um homem que perseguia poemas, de Joana M. Lopes – Alêtheia Editores.


 



14º Concurso Nacional de Leitura


A fase intermunicipal do 14º concurso Nacional de Leitura, decorrerá em modalidade online nos dias 22 e 23 de abril (quinta e sexta-feira). No dia 22 de abril realiza-se a prova escrita e no dia 23 de abril a prova oral. As provas decorrerão no concelho de proveniência de cada aluno, nos espaços definidos pela respetiva biblioteca municipal. A entidade organizadora é a Câmara Municipal da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (BMPMA).


quarta-feira, 10 de março de 2021

 

Para quem estiver interessado aqui fica o link:

 https://twitter.com/EscolaresDe

 

 Para quem estiver interessado aqui fica o link:

 https://sites.google.com/view/crescer-a-ler/p%C3%A1gina-inicial

 

Para quem estiver interessado aqui fica o seguinte link:

https://www.facebook.com/bibliotecaaevhmacao.macao.9

 

Para quem estiver interessado aqui fica o seguinte link:

https://www.facebook.com/AEVHorizonte

 

14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura

 

Com o apoio da direção do agrupamento, decorreu no dia três de março de dois mil e vinte e um, online, a fase municipal da 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura.

O objetivo central deste concurso foi e é estimular o gosto, os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa teve como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. Foram apurados para a Fase Intermunicipal, três alunos(as) de cada ciclo e três alunos(as) do ensino secundário. Esta fase irá ser realizada no mês de março ou abril. A todos os participantes o nosso muito obrigado, continuem.